Com mais de mais de 200 pessoas entre visitantes e expositores, a Inova Prudente realizou, em conjunto com o governo municipal de Presidente Prudente e parcerias, o Arduino Day – que é uma celebração mundial de aniversário do Arduino, neste sábado (16/03).
O evento tem por objetivo reunir a população para compartilhar experiências e aprender mais sobre essa plataforma de código aberto. Assim quem passou pelo local, pôde observar a exibição de diferentes projetos, equipamentos de realidade virtual, impressora 3D, o robô da Lego Mindstorm EV3, como também exposição de Drones.
Entre os expositores estava o PIBIC Junior, que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unesp Presidente Prudente em parceria com a escola estadual Lucia Silva de Assumpção da cidade de Pirapozinho (SP), exercido desde 2018.
Segundo um dos pesquisares do projeto Ulisses José Ramielli, trata-se de um programa voltado para alunos do ensino médio. “Levamos a robótica e a programação até a escola pública”.
Outro participante deste mesmo projeto, o professor de física Everton Piza Peres, explica que é uma forma de apresentar a cultura Maker e a indústria 4.0 como também auxiliar no aprendizado, no desenvolvimento do raciocínio lógico e no espírito empreendedor dos alunos.
Perez fala ainda, que os recursos do projeto são limitados, sendo que boa parte foi reaproveitada da sucata de um lixo eletrônico que ocorreu em Pirapozinho. “Aproveitamos computadores velhos, onde os alunos conseguiram montar novos dentro do limite tecnológico e utilizam para fazer a programação do Arduino”.
Para o diretor-presidente da Inova, o Arduino Day é um evento influente, pois além de inserir a cidade de Presidente Prudente no ecossistema, torna-se uma maneira de disseminar o conhecimento.
“Hoje, as pessoas que vieram como visitantes, puderam ter contato e informações sobre essa tecnologia. Da mesma forma que os expositores conseguiram trocar experiência e agregar ideias”, disse Bruno Carnelóss.
Os outros parceiros que também fizeram parte deste dia, foram os projetos do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Toledo Prudente Centro Universitário, da Fatec (Faculdade de Tecnologia), da ONG Sustentabilizar, da Startup Maker, da empresa Caltech Informática, da Animoby, da Native English, da Startup Stresscan, o Fernando K, Thiago Chargas Batista e a Vista Áerea filmagens e produções.
O evento contou ainda com a presença do prefeito Nelson Bugalho, do secretário de tecnologia Rogério Alessi e de representantes de entidades do município.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente