Aplicativo busca democratizar a coleta seletiva em Presidente Prudente

Aplicativo busca democratizar a coleta seletiva em Presidente Prudente
Aplicativo busca democratizar a coleta seletiva em Presidente Prudente

foto: Isabela Souza

A nova Política Nacional de Resíduos, criada pela Lei 12.305, tem por objetivo prevenir, reduzir e propor práticas e hábitos de consumo sustentável através da reciclagem e da reutilização de resíduos. Ela entrou em vigor em 2010, com o propósito de reduzir esses resíduos fazendo com que empresas de bens de consumo destinassem 22% das embalagens de seus produtos a agentes especializados, mas não trouxe resultados.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, somente em 2018 o Brasil gerou 79 milhões de toneladas de lixo, sendo que 92% (72,7 milhões) desse montante foram coletados. O que ainda preocupa é que 40,5% foram despejados em locais inadequados por 3.001 municípios, ou seja, 29,5 milhões de toneladas de RSU acabaram indo para lixões ou aterros controlados, que não contam com um conjunto de sistemas e medidas necessários para proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente contra danos e degradações.

Pensando em mudar essa realidade, foi que o programador André Primo de Oliveira, bolsista do edital da Inova Prudente, criou a startup Recicle.me, uma plataforma que fornece um canal de comunicação direto com a população, apresentando informações sobre os dias de coleta, os tipos de lixo que podem ser coletados, sobre a cooperativa/catadores, solicitações de coleta com foto, reclamações e notificações diversas.

André explica que é um aplicativo de celular livre e gratuito que veio para democratizar a coleta seletiva na cidade somando para a população e ajudando também na questão ambiental.

Além disso, Primo ressalta que funciona como um OLX, onde é possível conseguir todas as informações necessárias, como também pode disponibilizar resíduos recicláveis diretamente aos catadores, cooperativas e pessoas interessadas. “Posso separá-lo, cadastra-lo e disponibilizá-lo não só para cooperativas de lixo, mas também para quem faz artesanato”.

O aplicativo também atuará em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da conscientização e educação das cooperativas/catadores e da população em geral, assim como o desenvolvimento desse trabalho em escolas públicas, contribuindo para o conhecimento dos alunos. “Ocorrerá ações específicas em escolas públicas transformando o aluno em um agente, o qual poderá receber inicialmente embalagens para coleta lixo com a marca Recicle.me para separação do lixo reciclável”, completa.

Desenvolvendo esse projeto há quase quatro anos, André contou que em meio a tantas dificuldades ele permaneceu com a vontade de levar esse aplicativo pra frente e proporcionar mudanças. “Passei por tantas coisas, mas nunca desisti desse projeto”, confidenciou.

Para saber mais sobre a startup você pode entrar no site http://www.recicle.me/ ou  baixar o aplicativo que está disponível na Google Play ou na App Store. 

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente