A Fundação Inova Prudente não para. Após a palestra sobre impressão 3D realizada na noite desta sexta-feira (25/11), a Inova promove o curso ‘Análise de Mercado e Marketing’, com o consultor e professor Fábio Rabello. A iniciativa reúne 15 pessoas e ocorre até às 17h deste sábado (26).
Segundo Fábio, durante a manhã os temas abordados foram: mapeamento, segmentação e dimensionamento de mercado. Já no período da tarde, será trabalhado a análise de ambiente, desenvolvimento de soluções, estratégia e definição de preço e, por fim, comunicação.
“O conteúdo ajuda a organizar o negócio na cabeça das pessoas, dá mais segurança na hora de fazer um investimento e ao mesmo tempo mais clareza no potencial de ganho do seu negócio. Culturalmente o brasileiro tem boas ideias, o grande desafio é transformá-las em dinheiro, não temos essa cultura. Com esse tipo de ferramenta conseguimos entender como podemos transformar tudo isso em lucro e se, realmente, existe um potencial de mercado para absorver esses produtos e serviços”, expõe.
E pelo conteúdo visto até o momento, a participante Fernanda Souza Cruz, que é professora particular de inglês, garante que ajudará a ampliar seu mercado. Além disso, ela diz que o curso segue superando suas expectativas. “Não só esse como outros, estão excelentes”, elogia, acrescentando que já aprendeu muito sobre marketing, concorrência, como melhorar seu serviço e até mesmo como ter um diferencial.
E se engana quem pensa que o curso de ‘Análise de Mercado e Marketing’ serve apenas para empreendedores. De acordo com o consultor e professor, o aprendizado possibilita que o participante entenda que existem formas de encontrar oportunidades no seu empreendimento e até dentro da empresa que trabalha. “Todo mundo que trabalha em uma empresa faz parte de um time para gerar resultados melhores. Ou seja, a pessoa entenderá como atender os desejos da sociedade sendo um funcionário, mas com espírito empreendedor”, ressalta.
Mais que empreendedor ou funcionário de alguma empresa, Fábio afirma que o conhecimento pode, inclusive, amadurecer a pessoa como consumidor, fazendo-a entender o papel dela dentro do processo. “Entendendo que as empresas existem para sanar as necessidades, isso acaba transformando as pessoas em consumidores com mais potencial e força”, conclui.
O curso ‘Análise de Mercado e Marketing’ é uma promoção do Governo Municipal, por meio da Inova Prudente em parceria com o Programa Startup Realize. Durante a realização, o Município foi representado pelo diretor-presidente da Fundação, José Wilmar Ferreira Lima.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente