Numa noite emocionante no auditório da Fundação Inova, mais de duzentos jovens foram certificados nessa terça-feira (10/12) na Cerimônia de Encerramento dos cursos da Inova Jovem de capacitação profissional, um projeto inédito na cidade executado pela Fundação, com apoio da Coordenadoria da Juventude, CIEE Centro de Integração Empresa Escola e o Balcão de Empregos da cidade..
Além dos familiares, também estiveram presentes durante o evento o Prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho, o Secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, o diretor-presidente da Fundação, Bruno Carnelóss, o Coordenador Municipal da Juventude, Tiago Oliveira e o Supervisor do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Júlio César da Silva. A cerimônia ainda contou com a homenagem aos professores que lecionaram as disciplinas aos jovens.
Os cursos tiveram como objetivo de aumentar a empregabilidade e, principalmente, capacitá-los para o primeiro emprego, mesmo aqueles sem a experiência profissional que o mercado costuma exigir, cerca de 200 alunos participaram dos cursos: Conquistando o primeiro emprego; Orientação Profissional, Vença a Timidez; Liderança para o empreendedor; Atendimento e Vendas; Marketing para abertura de empresas; Gestão Financeira; e Administração pessoal.
A responsável pela organização dos cursos, Andreia Garcia, ressaltou a importância da capacitação para os jovens. “É importante para obter conhecimento e buscar novos horizontes, sendo o primeiro emprego e novas oportunidades profissionais”.
Resultado
Muitos alunos conseguiram tirar proveito das aulas ainda durante os cursos. Andreia conta que alguns tiveram que desistir no decorrer da capacitação devido ao emprego conquistado. “Tivemos jovens que conseguiram o primeiro emprego, reconhecimento dentro da própria empresa e se destacou devido ao curso. Outros buscaram novos caminhos e muitos estão aprendendo na prática a nova definição de mercado de trabalho e avaliando novos desafios”.
É o caso do Rafael Augusto Gracioso, 20 anos, que está atuando na área de vendas e participou dos cursos de Orientação Profissional e Atendimento e Vendas. Ele conta que o curso foi fundamental para a área e deixa uma dica aos futuros jovens do mercado de trabalho “eduque-se apesar da escola, estar na ‘média’ não é suficiente, diploma não garante futuro e estabilidade não existe”.
"Se o mercado de trabalho exige experiência para ser contratado, como o jovem poderá ter seu primeiro emprego se nunca trabalhou?" disse o prefeito Nelson Bugalho durante a cerimônia. E completou: "Agora vocês estão mais perto de conquistarem o primeiro emprego", finalizou o prefeito.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente