Autores e orientadora do projeto sobre análise do clima em Prudente
O polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente, localizado na Fundação Inova Prudente, foi destaque através de um trabalho desenvolvido por um grupo de alunos do curso de engenharia da computação.
Emerson Pereira, Alessandro de Oliveira, Alex da Silva, Carlos Barboza Filho, Eduardo Silva e Marcel Katayama, escolheram Presidente Prudente como “público-alvo” e desenvolveram um programa voltado para análise climatológica. De acordo com Emerson, com a utilização de novas ferramentas, o protótipo criado facilita o estudo meteorológico na região.
Objetivo do projeto
O principal objetivo do projeto foi compreender os padrões e variações climáticas em Prudente com a utilização de dados coletados por dispositivos de IoT instalados na estação meteorológica de uma universidade, onde o grupo coletou dados – desde 2019, quando a estação foi automatizada – para, com base nesses levantamentos, criar um protótipo capaz de coletar, interpretar, processar e calcular informações meteorológicas relevantes.
O protótipo, de acordo com Emerson, foi criado por meio de uma interface gráfica intuitiva. O sistema permite que os usuários visualizem dados meteorológicos coletados e gere relatórios estatísticos e gráficos sobre o comportamento do clima na cidade.
Ainda segundo Emerson, a agricultura é um fator importante na economia de Prudente, e o programa pode ajudar o produtor rural a tomada de decisão, na previsão para os próximos dias. “Algumas espécies de agronegócios possuem alto nível de dependência de chuva para a irrigação. Então a previsibilidade de precipitação é um fator fundamental para esse setor da economia prudentina”.
Univesp
Atualmente, a UNIVESP, polo de Prudente, oferece 9 cursos: Pedagogia, Letras, Matemática, Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Tecnologia em Processos Gerenciais e Administração.
Em Presidente Prudente, a UNIVESP funciona por meio de convênio com a Prefeitura, que disponibiliza espaços como salas de informática e Coworking, através da Fundação Inova, e também colaboradores administrativos, que prestam o serviço de coordenação e suporte aos alunos.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente