Alunos da UNIVESP criam aplicativo para controlar transmissão do coronavírus

App foi desenvolvido ao longo da disciplina de projeto integrador e já está dando resultado em empresa do setor alimentício
Alunos da UNIVESP criam aplicativo para controlar transmissão do coronavírus

Antonio Grandizoli, Renato Galindo da Silva, Danúbia Aparecida Silva e Marcos de Souza Gusman

Um grupo formado por sete alunos do curso de engenharia de produção da Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que funciona por convênio com a prefeitura de Prudente e tem seu pólo de atuação na Fundação Inova, acaba de criar o aplicativo “Cúpula”, que tem o objetivo de fazer um controle mais eficaz da transmissão do coronavírus entre os funcionários de uma empresa.

De acordo com Claudecir Antônio Grandizoli, que é técnico de segurança do trabalho e um dos integrantes do grupo, a ferramenta funciona por meio de um questionário respondido pelos funcionários, que falam se estão com sintomas da Covid-19 antes mesmo de entrar na empresa.

“Na empresa que implantamos o projeto piloto, esse controle já existia, mas era feito de forma manual e com o funcionário já na empresa. Com o aplicativo, o funcionário responde diariamente às perguntas, antes mesmo de ir trabalhar. É um auto-diagnóstico diário,” explica Claudecir.

O grupo ainda comenta que o piloto recebeu a aprovação da Vigilância Epidemiológica do município no que diz respeito ao controle de sinais e sintomas da Covid-19 dentro do ambiente de trabalho.

A “Cúpula”

O aplicativo “Cúpula” levou seis meses para ser desenvolvido e está sendo aplicado desse o segundo semestre do ano passado. De acordo com Claudecir, o projeto faz parte da disciplina PI – Projeto Integrador, que tem a finalidade de criar e implantar projetos que desenvolvam uma interação com a sociedade, algo inovador para colaborar com a sociedade.

Além de Claudecir, fazem parte do grupo: Michael Hellison Jantorpe Gomes (funcionário público), Danúbia Aparecida Silva (corretora de imóveis), Luis Fernando Gavioli Macedo (empresário), Marcelo Valtecler de Souza (funcionário público estadual), Marcos de Souza Gusman (professor de matemática) e Renato Galindo da Silva (técnico de segurança do trabalho e RH)

UNIVESP

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) foi criada em 2012 com o objetivo de colocar a tecnologia a serviço da educação. Ela é uma instituição do Ensino Superior que ministra suas aulas totalmente por educação à distância (EAD). Em Presidente Prudente, ela funciona por convênio com a prefeitura e tem seu polo de atuação na Fundação Inova.

No vestibular de 2021, foram oferecidas, gratuitamente, 384 vagas nos cursos de Licenciaturas (Letras, Matemática e Pedagogia) e Computação (Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação).

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente