A impressora 3D é uma tecnologia inovadora que possibilita criar qualquer objeto físico tridimensional a partir de um modelo digital e que vem revolucionando diversos setores do mercado.
Sua primeira versão foi desenvolvida pelo americano Chuck Hull na década de 80 e recebeu o nome de "prototipagem rápida", pois a finalidade era gerar protótipos mais rápidos e consecutivamente mais barato.
Em geral, ela opera com filamentos que são esquentados e depositados camada a camada. Ao tomar contato com a camada anterior o plástico esfria e se funde, formando o objeto. O filamento pode ser o PLA (poliácido láctico) ou o ABS (acrilonitrila butadieno estireno).
Na Inova Prudente
A Fundação Inova Prudente dispõe de um convênio com as instituições de ensino da cidade, e assim, libera aos acadêmicos e pesquisadores que queiram desenvolver seus a projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso (TCC) usando esse tipo de tecnologia.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente Rogério Marcus Alessi trata-se de um apoio aos alunos, já que as instituições normalmente não tem esse tipo de equipamento e “a Inova é uma fundação de educação, pesquisa e inovação”.
Estão disponíveis para uso duas impressoras 3D, do tipo FDM (Fused Deposition Modeling), com o tamanho máximo de impressão de 15 por 15 centímetros. A impressão é gratuita para objetos que utilizem no máximo 5 metros de filamento.
Uso acadêmico.
A estudante Leila Marque Domingues do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste Universidade do Oeste Paulista, imprimiu na impressora 3D da fundação Inova Prudente o seu trabalho de conclusão de curso – Projeto de Retro Fit Arquitetônico Para Espaço Criativo.
Ela explica que depois de ter conhecimento dessa tecnologia, considerou como uma oportunidade para associar a inovação que está proposta em seu trabalho a uma maquete gerada em um espaço que já existe e de referencia como o da Inova Prudente. “Porque na arquitetura a gente trabalha com referência, a gente faz aquilo que a gente conhece.”
Leila ainda diz que conseguir utilizar desse tipo de recurso é sensacional, assim como torna algo interessante em sua apresentação de banca.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Fundação Inova Prudente