A falta de audição não é bloqueio pela busca de conhecimento

A falta de audição não é bloqueio pela busca de conhecimento, pois Renan Roque Campos de participar dos dois dias de Meetup na Inova Prudente.
A falta de audição não é bloqueio pela busca de conhecimento

O som, o barulho, o ruído, como tantos outros sinônimos, da qual seu conceito teórico é uma onda longitudinal de forma circuncêntrica que só se propaga em meios materiais que têm massa e elasticidade.  Porém, mais do que essa definição, ele é capaz de permitir e modificar as emoções, tendo assim um papel fundamental nos relacionamentos, na saúde e na qualidade de vida humana.
Como em todos os seres vivos, a audição faz parte do grupo dos cinco sentidos. Visto como algo normal acaba não tendo o reconhecimento de quanto é vital na vida de uma pessoa e desenvolveu um papel importante na comunicação humana.
Então, trabalhar, estudar, ir a palestras, ir ao médico, ao supermercado, ou a tantas outras coisas “normais” do dia a dia é algo mais difícil para uma pessoa portadora de deficiência auditiva. Entretanto, para operador de condução e instrutor de libras Renan Roque Campos, de 26 anos, que nasceu assim, enfrenta o obstáculo de frente.
Renan relata o sonho de ser um empresário e que está iniciando uma empresa voltada para capacitação de pessoas, para que possam trazer atendimento ao público surdo dentro da sociedade. “Tenho o interesse que no futuro eu consiga se desenvolvê-la mesmo sendo surdo, como também não penso em só criar essa empresa, mas em criar outra empresa também”. Sendo esse o motivo que o trouxe aos dois Meetup’s realizados na quarta-feira (12/12) e quinta-feira (13/12) aqui na Fundação Inova Prudente.
De acordo com o operador, no primeiro dia, não imaginava que iria receber esse tipo de informação aqui em Prudente. “aprendi muita coisa boa que eu não sabia, estou maravilhado até agora, por todas essas informações que recebi. Foi uma contribuição muito grande na minha vida”, fala Renan.
Assim como no segundo dia, ele diz que não conhecia o conceito central e aprendeu coisas novas.  Como resultado dos dois dias é “A sensação e a vontade que tenho é de aprender muito mais, como também fica o desejo de quero mais”, descreve.
Como ponte para o conhecimento é que entra o interprete de libras Danilo Augusto Miranda, na qual a relação com Renan já dura por nada menos que 10 anos.  Para ele a presença de um interprete de libras num evento desse porte é muito mais que trazer visibilidade para a cidade ou para organizadores, é uma satisfação de ver uma pessoa que não teria oportunidade nenhuma de estar inserido, mas pode se envolver e sair com todo esse tipo de conhecimento.
“O Renan não se sentiu diferente de ninguém, ele simplesmente estava ali participando, dando feedback dele, demonstrando os sentimentos em relação a fala de cada palestrante, assim como a reação que eu vi em todos ali”, expõe Danilo.
Na Inova Prudente todos os espaços possui acessibilidade necessária. A partir de agora, na hora de se inscrever para um evento, haverá um campo que a pessoa poderá declarar se é portador de alguma necessidade especial.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente