A ação, que fez parte da Semana do Meio Ambiente, movimentou o Parque do Povo e outros 3 pontos de c
A prefeitura de Presidente Prudente, através da Setec (Secretaria de Tecnologia da Informação), conseguiu arrecadar cerda de 24 toneladas de lixo eletrônico durante a 15ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico, realizado no último sábado (3), no Parque do Povo e em outros 3 pontos de coleta: estacionamento da UBS do Ana Jacinta, Praça CEU (Parque Alvorada) e Praça do Wi-Fi do bairro João Domingos Netto.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação, Helton Sapia, apesar de ficar abaixo da expectativa, a meta foi significativa. “Esperávamos alcançar 30 toneladas, ficou abaixo da nossa estimativa. Observo que a sobrevida dos eletrônicos computacionais está aumentando, não se troca mais o computador inteiro, mas sim peças e partes. Assim como os eletrodomésticos que se descartam atualmente são mais leves do que os antigos. Então em volume, coletamos mais, porém em peso foi menos do que o esperado”, afirmou Helton Sapia.
Ainda de acordo com o secretário, a importância da conscientização ambiental atende ao pedido do Prefeito Ed Thomas, que articula outras iniciativas na cidade. “Queremos uma Prudente mais saudável, mais bonita e para isso precisamos conscientizar a população para não descartar esses materiais, que tem agentes contaminantes, em locais inapropriados como fundos de vale por exemplo. Isso contamina o solo e pode trazer doenças cardiovasculares, renais entre outras.”
Parceiros
O evento contou com a colaboração e empenho dos parceiros: Fipp/Unoeste, com cerca de 150 alunos voluntários dos cursos de informática e agronomia, ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), Magalu, com sorteio de brindes, Inova Prudente e demais secretarias do município.
"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."
Fonte: Assessoria de Imprensa - Inova Prudente