Professores da Inova participam de capacitação de robótica

Professores da Inova participam de capacitação de robótica

07/12/2018

A partir de 2019 os alunos da rede municipal de ensino entram num seleto grupo de estudantes que utilizam robótica com blocos de montagem, moptores e unidades programáveis para desenvolver múltiplas habilidades. Durante os dias 04/12 (terça-feira) e 05/12 (quarta-feira) professores e estagiários participaram de capacitação para aprimoramento dos conhecimentos quanto as aulas de robótica, afim de trazer novidades para as oficinas no próximo ano. 

De acordo com a Secretária de Educação Sonia Pelegrini a inserção desta oficina com material mais completo e sofisticado, voltado para crianças permitirá trabalhar conceitos e hablidades que complementarão a formação tradicional de nossos alunos. 

A formação foi ministrada pela orientadora pedagógica Taís Juliana de Barros, que abordou os materiais e técnicas utilizadas com a turmas de segundo e quarto ano do ensino fundamental I em aulas de robótica.

Durante os dois dias os profissionais da Inova estudaram algumas montagens realizadas com material LEGO, assim como técnicas de implementação de conteúdos em sala de aula, além da didática a ser utilizada com os alunos. 

Segundo a orientadora Taís a participação das crianças em oficinas de robótica desenvolve a visão espacial, raciocínio lógico e também trabalha também o pensamento dos mesmos.  Quanto a importância dessa formação para os professores ela complementa “eles precisam ver seus alunos aprenderem fazendo, pois desse modo as crianças trazem o conhecimento para dentro de si mesmos”. 

De acordo com Maria Aparecida Bariani, uma das professoras responsáveis pelas oficinas de robótica “essa formação foi muito importante, pois pode acrescentar muito aos nossos conhecimentos, especialmente por estarmos iniciando um trabalho com um material novo”.

O diretor da Fundação Bruno Garcia comemorou a nova etapa: "Desde o início do ano estávamos tentando trazer a LEGO prara a Inova, pois queremos oferecer o melhor para nossas crianças.", referindo-se aos kits quer foram adquiridos pela Fundação. No total, cerca de R$ 60 mil de recursos próprios da Fundação foram investidos entre capacitação, material didático e os kits de robótica.